sexta-feira, 19 de junho de 2015

Bolo de Chocolate e Courgette


E a cereja no topo do bolo é...um bolo de chocolate, delicioso, fofo e húmido...sem gordura.
Já andava para experimentar esta receita há meses, até que me chegaram a casa quilos de courgettes vindas da Sertã e decidi que era a altura de, finalmente, por mãos à obra. Calma, não são precisos quilos de courgettes para fazer este bolo, uma ou duas (dependendo do tamanho) chegam. O resultado é um bolo de chocolate excelente, sem margarina ou óleos, mas com uma consistência fofa. Quem provou não adivinhou o ingrediente secreto e ficou agradavelmente surpreendido com o resultado final. Experimentem porque vale muito a pena.

Ingredientes:
3 Ovos
1 Chávena de açúcar
1 Chávena de courgette ralada 
1 Chávena de farinha
70 gr. de Chocolate em pó
1 Colher de chá de fermento em pó
1 Colher de chá de bicarbonato de sódio
1 Colher de chá de essência de baunilha

Ingredientes Cobertura:
200 gr de Chocolate em barra
200 ml de Natas

Preparação Bolo:
Comece por ralar a courgette com casca e reserve. Junte a farinha, o chocolate, o bicarbonato e o fermento e reserve também. Bata os ovos com o açúcar e junte a essência de baunilha. Adicione metade da mistura da farinha com o chocolate e continue a bater levemente. Junte metade da courgette e a restante farinha batendo tudo de modo a que fique tudo bem misturado. Por esta altura o preparado já estará fofo, como se tivesse levado bastantes claras em castelo.
Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha e leve o bolo ao forno a 180º durante mais ou menos 40 minutos. Vá fazendo o teste do palito. Desenforme e regue com a cobertura. Enfeite com cerejas ou outro fruto vermelho a gosto.

Preparação Cobertura:
Derreta o chocolate em banho maria e junte as natas. Mexa bem até ter uma cobertura brilhante.

Nota: Eu fiz metade da massa em formas de queques e a restante numa pequena forma de bolo inglês. Se fizerem em formas de queques não se esqueçam que demoram substancialmente menos tempo no forno.

1 comentário: